veste

Significado de veste

f. Cyn.

Vestuário; vestia.
Vestidura sacerdotal.

Separação das Silabas: ves-te

Etimologia: Lat. vestis

Vogais: ee

Consoantes: vst

Sinônimos

fato, indumento, indumentária, roupa, traje, trajo, vestimenta, vestuário.

Palavras Parecidas

vexaste, viveste, vesti, vesto, vasite, vegete, vestia, vestiu, visite, voaste.

Rimas

cipreste, este, sudeste, reste, agreste, celeste, sudoeste, nordeste, deste, peste, leste, oeste, neste, tiveste, noroeste.

Citações

"Ele respeitava muito o meu saber que aos seus olhos me envolvia como uma veste consagrada, e eu fazia de modo que os numerosos buracos não fossem muito visíveis"
Hesse
"O amor romântico é como um traje, que, como não é eterno, dura tanto quanto dura; e, em breve, sob a veste do ideal que formámos, que se esfacela, surge o corpo real da pessoa humana, em que o vestimos. O amor romântico, portanto, é um caminho de desilusão. Só o não é quando a desilusão, aceite desde o príncipio, decide variar de ideal constantemente, tecer constantemente, nas oficinas da alma, novos trajes, com que constantemente se renove o aspecto da criatura, por eles vestida"
Pessoa
"A gramática, a mesma árida gramática, transforma-se em algo parecido a uma feitiçaria evocatória; as palavras ressuscitam revestidas de carne e osso, o substantivo, em sua majestade substancial, o adjectivo, roupa transparente que o veste e dá cor como um verniz, e o verbo, anjo do movimento que dá impulso á frase"
Baudelaire

Provérbios

"Quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele"
"A agulha veste os outros e anda nua"